sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dicas e Acabamentos

PDFImprimirE-mail
RSR AcabamentosRSR Acabamentos
INFORMAÇÕES SOBRE MÁRMORES E GRANITOS.

A melhor maneira de se distinguir um mármore de um granito é o simples exame visual das características da superfície das rochas.

Os mármores possuem geralmente uma coloração mais homogênea com muitos veios e não apresentam a granulação preta (em forma de pontinhos) presente em quase 100% dos granitos.

Mármores e granitos possuem uma vasta variedade de cores e desenhos, dependendo das regiões de origem. Cores desde o branco puro (alguns mármores) até o negro absoluto passando por extensa variedade de tons de cinza, amarelo, vermelho, verde, azul e suas combinações podem ser encontradas em diferentes regiões do mundo.

Quanto as características físico-químicas dos mármores e granitos podemos dizer que os mármores possuem dureza de 3 a 5 na Escala de Friedrich Moas ao passo que os granitos possuem dureza de 6 a 7 na mesma escala.

Quanto ao beneficiamento (corte e acabamento das superfícies) os blocos extraídos das reservas de superfícies (aflorações) ou de profundidade (minas) são cortados fatiados em placas por grandes serras e em diversas espessuras, dependendo do uso a que se destina.

Após o processo de corte do bloco acontece o acabamento das superfícies que se caracteriza pelos tipos abaixo:

Polido: A chapa ou ladrilho, após a serragem, é polida pôr meio de abrasivos especiais;

Apicoado: Este tipo de acabamento é mais utilizado no granito. É realizado através de pequenas “marteladas” no granito, fazendo um acabamento de aspereza variável. Muito indicado para áreas externas, fachadas etc.

Flameado: Acabamento realizado nos granidos, a base de jato de fogo, com acabamento final áspero aveludado. Muito indicado para áreas  externas, fachadas etc.

Levigado: Tipo de acabamento onde são utilizados apenas os primeiros abrasivos. É um semi-polimento, onde a pedra não apresenta brilho .

Bruto: Material sem acabamento.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS E RECOMENDAÇÕES PARA ASSENTAMENTO DE MÁRMORES E GRANITOS.
  1. Lembrar de limpar sempre as áreas onde  serão aplicados os mármores e granitos para ver se não há restos de pó de madeira, ferro, fumo etc.

  2. Agentes presentes no contra piso ou  base das paredes podem ser absorvidos pelas pedras, surgindo na sua face externa (polida).

Cuidados necessários no assentamento com argamassas.
  1. Impermeabilizar o substrato (contra piso, paredes úmidas etc.)

  2. Em ambientes molhados (cozinhas, banheiros, áreas de serviços etc.), especialmente quando for material claro, utilizar argamassa branca misturada com aditivo tipo “bianco” ou Sika Top.

  3. Utilizar argamassa colante ( cimenticola) ou argamassa convencional composta por cimento e areia média lavada (peneirada, isenta de impurezas argilosas, orgânicas, ferruginosas, deletérias e pulverulentas).

Recomendações:
  1. Proporção – 1.3 (cimento, areia).
  2. Aplicação de calda de cimento comum ou branco, espalhada uniformemente no verso das placas rochosas, utilizando espátula dentada.
  3. Produzir juntas finas (1-2 mm de espessura).
  4. Rejutar após 30 horas, no mínimo, do assentamento. Usar com rejunte produtos impermeáveis.
  5. Aplicar selador hidrofugante na superfície, depois que toda área assentada esteja seca.


INSTRUÇÕES ESPECIAIS PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE MÁRMORES.
  1. Utilizar vassoura de pelo macio (diariamente).
  2. Nunca jogar a água diretamente sobre o piso, nem o detergente.
  3. Utilizar detergente Ph neutro diluído em água (conforme especificação do fabricante).
  4. Torcer o pano molhado de forma a ficar apenas úmido e passar sobre o piso (uma vez por semana), após, secar o piso com um pano macio  e limpo.
  5. Sempre que possível passar enceradeira com flanela.

NUNCA LIMPAR MÁRMORES E GRANITOS COM ÁCIDOS, DETERGENTES ALCALINOS, ÁGUA SANITÁRIA (CÂNDIDA), SOLVENTES, SABÃO EM PÓ, QUEROSENE, VIM, SAPÓLIO, ÁCIDO MURÁTICO OU QUALQUER OUTRO AGENTE ÁCIDO, ALCALINO OU ABRASIVO.

Nota: Os mármores e granitos podem ser selados com produtos da alta tecnologia, realizado com técnicos especializados, para diminuir a incidência de manchas e oxidações da pedra principalmente em áreas sujeitas a umidade e produtos líquidos em geral.

Esse processo não impede que o mesmo sofre riscos ou ação de produtos ácidos, que podem “queimar” o brilho dos mármores (material calcário, sensível ao ácido) e granitos. Não há produto que evite a ação dos ácidos sobre os mármores e granitos.


CUIDADOS ESPECIAS.
  1. Não deixar restos de palha de aço, (tipo bombril), ferro ou outros agentes em contrato com o mármore ou granito em nenhuma hipótese, pois em pouco tempo eles enferrujam manchando a superfície.
  2. Evitar de colocar produtos, panelas ou recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre os mármores. Usar sempre aparadouros ou porta copos.
  3. Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos se em contato com o mesmo. Existem técnicas especiais para tentar retirá-las. Não usar produtos “caseiros”. Aconselhamos a procura de empresas especializadas para orientação de “como proceder”.
  4. Os mármores e granitos não devem ficar em contato com fuligem ou pedaços de madeira de qualquer espécie, pois podem entrar em contato com a linha da mesma, formando manchas de tonalidade marrom. Deve-se cuidar também de áreas (principalmente externas) onde a madeira fica em contato direto com o mármore ou granito.
  5. Durante a fase da obra proteger a superfície do desgaste abrasivo e riscamento por metais, areia, vidros e outros materiais duros.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOS MÁRMORES E GRANITOS.
  1. Os mármores e granitos de tonalidades branco podem apresentar manchas de oxidação (amareladas) em contato com contra pisos ou paredes, não há como prever quais chapas ou ladrilhos darão esse tipo de reação. Eles também apresentam pequenas micro-fissuras em sua superfície, que não podem ser constatadas nas chapas ou ladrilhos, mas que, em contato com a sujeira natural do uso cotidiano podem ficar realçados, isto é, com aparência mais escura em relação ao restante da pedra, apresentando pequenas (ou micros) marcas escuras.
  2. Os mármores e granitos escuros são especialmente sensíveis a riscos e manchas de produtos ácidos (urina, coca-cola, laranja, limão, vinagre etc), pois as áreas afetadas apresentam manchas esbranquiçadas, em função da cor escura do material.
  3. Os mármores e granitos em geral, em especial os mármores bege e branco, podem apresentar, quando em contato prolongado com um contra piso úmido, fenômeno de eflorecência, que é causado pela reação da água em evaporação com a matéria mineral da pedra, gerando a formação de cristais sobre as mesmas, que tendem a sumir tão logo o contra piso seque, embora este processo de secagem possa demorar algum tempo (até meses).

No caso da eflorecência, o piso deve ser molhado o mínimo possível, pois os processos de lavagem convencionais só irão piorar as reações. Deve-se chamar um especialista após a constatação do problema.


Acabamento Lateral - São os diversos modelos de acabamentos que são utilizados para trabalhar a borda das pedras, mais utilizados em pias, lavatórios, lavabo, mesas, aparadores, bancadas e etc.

Anticato - São peças no tamanho de 10 x 10 cm utilizados para revestimentos de piso e parede feito numa superfície rústica dando aspectos rústicos no ambiente. Indicado para áreas internas e externas.

Apicoado - Acabamento de superfície aconselhado para áreas externas. Feito à base de impactos (marteladas), tem aspecto poroso e textura uniforme.

Área Molhada e Área Seca - Área molhada são áreas com rebaixo e guarnição para que a água não caia no chão. Ex. Pia de Cozinha. Área seca são áreas sem rebaixo usada em lugares que geralmente não será utilizado água. Ex. Balcões e Bancadas em geral.

Bisotado - Utilizados em tampos e bancadas de mármore e granito é um tipo de arremate que cria chanfros. Já em peças para piso tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.

Bisotê - Nome dado um modelo de acabamento lateral muito utilizados nas bordas das bancadas e etc.

Boleado - Nome dado um modelo de acabamento lateral usado nas bordas das pias e bancadas de mármore ou granito. Pode ser simples, duplo ou meio boleado.

Bruto - É a superfície de mármores e granitos sem qualquer acabamento, usados tal como são achados na natureza, apenas serrados.

Cabochon - Na composição de pisos, são o nome dado às pequenas peças geralmente com 5 x 5 ou 10 x 10 cm, que fica entre a junção dos ladrilhos destacando -se entre as peças maiores.

Calafetação ou Rejunte - È um serviço que deve ser feito em todas as junções de pedras, nas cozinhas principalmente com áreas secas e áreas molhadas deverá ser feito no ato da colocação com silicone na junção das pias com os balcões pelo colocador.

Cristalização - Processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito.

Engrosso de acabamentos - Termo usado nos orçamentos de mármores e granitos para acrescentar o material utilizado para engrossar a espessura das bordas laterais onde serão feitos alguns tipos de acabamentos laterais.

Faixa - O mesmo que tabeira. Na composição de pisos em mármore ou granito, moldura que contorna o ambiente.

Flameado - Acabamento de superfície de aspecto rugoso e ondulado, só para granito em áreas externas.

Friso anti derrapante - São frisos feitos em mármores e granitos geralmente degraus de escadas para evitar que fique muito escorregadio.

Frontão -
 Arremate entre a parede e a pia da cozinha ou a parede e o lavatório ou outras bancadas. Costuma medir entre 7 cm ou 10 cm de altura.

Guarnição - Arremate sobressalente feito geralmente nas bordas de pias de cozinha em áreas molhadas. Com 4 cm de espessura, salienta 2 cm, impedindo o escoamento da água.

Impermeabilização - É um serviço que deverá ser feito nos contra-pisos e paredes antes da colocação pois as pedras não servem como impermeabilizantes.

Impermeabilização de Pedras -
 È um serviço que deverá ser feito nas pedras e contratado no ato da compra ou logo após a colocação das mesmas que será impermeabilizada contra água e óleo, não podendo mais ser executado após o uso. Obs. Este serviço não dispensa a impermeabilização dos contra-pisos e das paredes.

Listelo - Faixa padronizada com função decorativa, utilizada na composição de pisos de mármore ou granito.

Marmorista -
 O mesmo que marmoreiro ou marmorário. Serrador, polidor ou acabador de mármore ou granito.

Meia Cana - Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito geralmente usado nas bordas de lavatórios.

Meia Esquadria - Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito cujo seu formato é quadrado. É muito utilizado, pois este acabamento não mostra o fio de cola nas emenda, dando aspecto de uma peça única.

Movimentado - Termo usado pelos marmoristas ou colocadores de mármore e granito para denominar peças com muitos veios.

Peito de Pombo - Acabamento lateral de bordas usado principalmente em bordas de lavatórios e aparadores.

Polido - Acabamento de superfície em mármores e granitos feitos a partir de lustração. Indicados para áreas internas têm aspecto liso e brilhante.

Resinado - Acabamento de superfície em mármores e granitos feitos a partir da aplicação de resina liquida e lustração da mesma, cobrindo os poros que existem nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior.

Reto - Termo usado no acabamento lateral de bordas simples, ou seja, ele é polido do jeito que foi cortado sem nenhum acabamento especial.

Rodapé - Colocado rente ao piso, rodeia e protege a parte inferior das paredes. Em mármore e granito, costuma ter entre 8 a 10 cm e pode ter acabamento lateral nas bordas entre boleado ou reto.

Saia - Acabamento lateral de bordas feito com uma faixa de 10 a 15 cm utilizado para esconder a cuba de lavatórios e lavabos que não terão armário. Indicado normalmente para lavabo.

Toseto - Na composição de pisos, são o nome dado às pequenas peças geralmente com 5 x 5 ou 10 x 10 cm, que fica entre a junção dos ladrilhos destacando -se entre as peças maiores.


site: http://www.rsrmarmoresegranitos.com.br/marmoraria/index.php/acabamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário